Diretivas
Inscrições
Written by Administrator
Saturday, 04 April 2015 17:45
PDF Print E-mail

Para que você possa fazer a sua inscrição ou de seus alunos, convém seguir os seguintes passos e recomendações:

1. Verifique as datas, o local e os desafios disponíveis para 2018 que estão publicados no Calendário 2018

2. Verifique a classificação etária para definir o nível do desafio em que pretende competir

3. É importante notar que, no TJR Torneio Juvenil de Robótica, uma equipe pode escolher o seu próprio nível ou qualquer outro superior para poder competir, porém escolhido o nível não poderá concorrer nos demais: Uma equipe não pode participar de vários níveis de um mesmo desafio.

4. É importante notar que um aluno não poderá competir por mais de uma equipe para o mesmo desafio.

5. É importante notar que um mesmo robô não poderá competir em mais do que um desafio.

6. Visite o Sistema Gaia, abra uma conta e verifique se a sua escola já está inscrita.

7. Se tiver equipes para inscrever, preencha, previamente, uma vez para cada evento que quiser participar, esse formulário aqui, para que possamos ajudá-lo, depois, se for necessário, quando você vier a fazer a inscrição oficial no Sistema Gaia.

8. Siga as instruções do Sistema Gaia e inscreva-se em todos os eventos que queira participar: Lembre-se de que alunos e equipes podem participar de quantas etapas quiserem, pois apesar de regionais, as etapas são abertas para inscrição nacional. Seja bem-vindo/a!

Last Updated on Wednesday, 17 January 2018 19:14
 
Processo de Premiação
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:55
PDF Print E-mail

Premiação

O processo de premiação do TJR Torneio Juvenil de Robótica tem como objetivos fundamentais:

1. Estimular a melhoria contínua de desempenho de todos os seus participantes, através da atribuição justa de valor ao que foi apresentado pelos produtos desenvolvidos por cada equipe e competidor, como solução dos desafios propostos, durante o evento;

2. Cultivar as ações proativas, o comportamento colaborativo, o espírito ético de compromisso social, através da atribuição justa de valor às decisões e atitudes capazes de inspirar o bom convívio;

3. Reconhecer, através da atribuição justa de valor ao empenho empregado para a realização do evento, as melhores práticas gestoras, o firme compromisso com a realização do evento e a preocupação constante com os valores primordiais dele, ou seja, os valores que buscam constituir, através de conhecimento, da sabedoria e da ação, os meios para dar a acessibilidade e as práticas para incentivar ações que promovam a inclusão.


Cabe aos organizadores das Etapas Locais, em nome de todos os árbitros e de todos os componentes de suas bancas avaliadoras, através do Conselho de Arbitragem e Regras, definir a natureza da premiação aos participantes, em cada nível descrito na inscrição. Serão passíveis de premiação, conforme o desempenho apresentado, para cada desafio, os primeiros colocados, os segundos colocados e os terceiros colocados, sendo que todos os participantes poderão solicitar Certificado de Participação. Os Organizadores da Etapa Final, para os mesmos resultados de mérito, oferecem troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares, um troféu para cada equipe premiada.


As equipes premiadas por mérito, nas Etapas Locais, serão convidadas a participar da Etapa Final Nacional pela Organização dessa etapa, sendo que as primeiras colocadas terão vaga assegurada e as demais colocações, para a sua convocação, dependerão da disponibilidade de acolhimento da sede da Etapa Final Nacional.


As equipes premiadas por mérito, na Etapa Final Nacional, serão convidadas a participar da seleção de equipes que representarão o Brasil na próxima edição do ITR International Tournament of Robots. Assim, por exemplo, no caso de 2018, os premiados da Etapa Final Nacional serão os representantes brasileiros no ITR 2019.


O Comitê Gestor também estabelece que, de forma alguma, os portadores de prêmios referentes aos primeiros lugares de eventos anteriores poderão repetir, na oportunidade atual, a sua inscrição na modalidade do desafio em que obtiveram esse resultado, com exceção feita aos desafios em que ocorreu alguma alteração de estrutura ou de regras ou, ainda, de grau de complexidade pela aplicação de fatores que já existiam nas regras, mas não eram empregados antes. Entende, com isso, que um resultado de excelência tem, como prêmio maior, a promoção para um desafio mais complexo: para isso a comunidade organizadora do torneio se ocupa do desenvolvimento constante de novos desafios, preocupando-se, principalmente, em adequar as suas características ao estado da arte da tecnologia existente.

Last Updated on Thursday, 25 January 2018 21:08
 
Classificação Etária
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:54
PDF Print E-mail

Fica determinado, por meio deste, que, para fins de determinação do nível que um participante ocupa no evento, deverá ser considerada a idade que o participante alcançará em qualquer data do ano em questão. Assim, se um aluno fizer 13 anos em novembro de 2018, por exemplo, sua idade será considerada, nos desafios em que participar, como 13 anos.

Empregando esse critério sobre a idade do aluno, podemos identificar a classificação de nível para a inscrição das equipes no XX TJR Torneio Juvenil de Robótica, conforme está abaixo:

- Nível 1: somente participantes com menos de 12 anos durante todo o ano de 2018

- Nível 2: somente participantes com, no máximo, 14 anos durante todo o ano de 2018

- Nível 3: somente participantes com, no máximo, 18 anos durante todo o ano de 2018

- Nível 4: quando existir na equipe um ou mais participantes com mais de 18 anos em qualquer data de 2018

Conforme se vê pela classificação etária, uma equipe pode se encaixar em vários níveis, pois o seu componente mais velho é quem determina o nível mínimo, assim uma equipe com o aluno mais velho com idade de 11 anos poderá participar tanto do nível II, quanto do nível III, quanto do IV, porém nessa edição, quando a equipe optar por um nível estará descartando todos os demais níveis, valendo como critério para a organização, como prioridade, o nível menor.


Para os eventos do TJR Mini, só poderão ser inscritas equipes compostas por participantes com menos de 12 anos durante todo o ano de 2018


Notem que os critérios para o ENATER - Exame Nacional de Tecnologia em Robótica são diferentes dos apresentados acima e seguem o que está transcrito abaixo:

As provas estão dirigidas aos grupos etários divididos em níveis: Nível I (alunos com até 11 anos, inclusive), Nível II (alunos de 12 até 14 anos, inclusive), Nível III (alunos de 15 até 16 anos, inclusive), Nível IV (alunos de 17 até 18 anos, inclusive). Considera-se a idade completada no ano do exame

Informações transcritas do site oficial do ENATER (www.enater.org)

Last Updated on Thursday, 25 January 2018 21:04
 
Política de Privacidade do TJR
Written by Administrator
Tuesday, 18 June 2013 20:53
PDF Print E-mail
O TJR - Torneio Juvenil de Robótica, por critério de mérito, divulga ao final da edição anual, para cada desafio, categoria e nível as três equipes com as melhores pontuações, o nome dos seus componentes, bem como, de forma análoga, os quatro melhores colocados de cada nível do ENATER - Exame Nacional de Tecnologia em Robótica.
Poderá, a seu critério, tornar pública a nota média referente ao desempenho geral em cada nível de cada categoria de cada desafio, para que todos os interessados possam comparar o seu desempenho individual em relação aos demais.
Poderá, a seu critério, tornar pública a variação histórica da nota média referente ao desempenho geral em cada nível de cada categoria de cada desafio, para que todos os interessados possam comparar o seu desempenho individual em relação a evolução do desempenho no passar das edições.
Não divulgará o nome de escolas, professores, quando relacionados a qualquer informação de desempenho de seus alunos que não sejam aqueles divulgados por conta do critério de mérito já citado anteriormente. Para divulgar os nomes de escola e de professor dos alunos que atendam o critério de mérito, será, antes, solicitado o consentimento daquele que for objeto de divulgação.
As informações oferecidas ao Sistema Gaia não poderão ser empregadas descontextualizadas, senão para efeito de pesquisa acadêmica e, nesse caso, por meios estatísticos, sem que se possa identificar, nomear, sugerir o indivíduo ou a instituição por qualquer que seja o processo de apresentação de dados e resultados.
O TJR - Torneio Juvenil de Robótica tem o propósito primeiro e geral de sua missão de contribuir para o desenvolvimento da educação do país, o que impede à sua organização e também às instituições promotoras e patrocinadoras, como aquelas parceiras, as que apoiam ou realizam o evento, de requerer qualquer divulgação de informação que não tenha essa finalidade determinada pela missão do evento.
Last Updated on Thursday, 12 May 2016 20:06